Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aprovado Plano de Contingência para época chuvosa 2016/2017

Governo moçambicano aprovou, na terça-feira (11), o Plano de Operacionalização de Contingência, o qual prevê que mais de um milhão de pessoas podem ser afectadas por inundações, cheias e ciclones durante a época chuvosa e ciclónica 2016/2017.

O documento aprovado pelo Executivo antevê três cenários das referidas calamidades, sendo que no primeiro, considerado de pequena amplitude, pelo menos 714 mil pessoas podem ser afectadas. No segundo, tido como o mais provável, prevêem-se cheias nas principais bacias hidrográficas, o que prejudicar 1.350 mil pessoas. No terceiro cenário, que é o de combinação de inundações, cheias e ciclones, 1.370 mil pessoas poderão estar em risco.

Mouzinho Saide, porta-voz do Executivo e vice-ministro da Saúde, disse a jornalistas, no fim da 34ª Sessão Ordinária do Conselho de Ministros, que com o instrumento ora aprovado pretende-se evitar que haja vítimas humanas e reduzir a perda humana de infra-estruturas em caso de eventual ocorrência das calamidades em alusão.

Na óptica do Governo, o segundo cenário é o mais provável de ocorrer, nos meados ou finais do primeiro trimestre de 2017, nas províncias de Tete, Zambézia, Nampula, Cabo Delgado e Niassa.

Para os trabalhos de mitigação destas calamidades, são necessários mais de 800 milhões de meticais. Deste montante, já estão assegurados 160 milhões de meticais, do Orçamento do Estado, sendo que o défice é de 670 milhões de meticais, segundo Mouzinho Saide.

Refira-se que no plano referente a época chuvosa passada (2015/2016), o Governo previu, no segundo cenário, a possibilidade de cheias e o número de pessoas afectadas seria de 678.087, com as províncias de Gaza, com 206 mil pessoas, e Inhambane, com 74 mil vítima, a serem as mais afectadas. No terceiro cenário, marcado por cheias, ciclones e sismos, mais de um milhão estariam em risco.

Salientar que o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas acima do normal para as regiões centro e sul de Moçambique, durante a época chuvosa que vai de Outubro de 2016 a Março de 2017. No centro e norte haverá chuvas normais com tendência para acima do normal.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!