Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Apoio aos agricultores de Vilanculos

No âmbito das suas acções de apoio a programas de desenvolvimento sustentável no seio das Comunidades, a Vodacom apoiou recentemente 12 associações de agricultores do Município de Vilanculos. O apoio consistiu na entrega de pouco mais de uma tonelada de sementes de hortícolas de Alface, Cebola, Tomate Pimento, Cenoura, Repolho, Feijão Verde, Batata Reno e Couve.

O projecto irá beneficiar directamente 400 famílias de agricultores e prevê-se que venha alcançar cerca de 2.000 pessoas através do consumo da produção. O acto de entrega teve lugar recentemente em Vilanculos e contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal daquela urbe.

Foram cobertas por este projecto as associações de agricultores de Mangalisse, Madenguele, Chirrocha, Nhaucate, Nhamalonza, Inhajusse, Nhauhacha, Mahangue, Chichome, Nzowela, Nhaucane, Njamaura, Nhamuchichi e Nhamacamba. Este projecto acontece pelo segundo ano consecutivo e tem como objectivo incentivar a produção de hortícolas para auto-susbsistência e também potenciar a capacidade de produção para o abastecimento do mercado local, de modo a elevar os níveis de rendimento das associações.

Na primeira fase que teve lugar na campanha agrícola 2009/2010, a Vodacom ofereceu 1.054 kg de sementes das hortícolas diversas a 330 agricultores. Para além da oferta de sementes, a Vodacom, em parceria com o Conselho Municipal de Vilanculos, financiou também a formação daqueles agricultores em técnicas de agricultura de conservação e de gestão de negócios.

“Para nós, esta iniciativa não se resume apenas à doação de sementes às comunidades carenciadas. Mais do que isso, representa o nosso empenho em capacitá-las com as ferramentas necessárias que lhes permitam maximizar o seu rendimento e, com isso, torná-las auto-sustentáveis. É a nossa contribuição com vista ao desenvolvimento sustentável”, explica José dos Santos, Presidente do Conselho Executivo da Vodacom. Dentre os 400 agricultores que benificiaram da iniciativa, as mulheres surgem em maior número, criando assim um equilíbrio no género.

“A valorização da mulher é também um dos objectivos desta iniciativa, já que esta desempenha um papel preponderante na agricultura”, frisou José dos Santos. Foram cobertas por este projecto as associações de agricultores de Mangalisse, Madenguele, Chirrocha, Nhaucate, Nhamalonza, Inhajusse, Nhauhacha, Mahangue, Chichome, Nzowela, Nhaucane, Njamaura, Nhamuchichi e Nhamacamba.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!