Somente 31 candidatos da 10ª classe encontram-se inscritos para os exames extraordinários que vão decorrer de 24 a 28 de Julho próximo no país.
O chefe da Área Pedagógica dos Serviços da Educação, Juventude e Tecnologias da cidade de Nampula, Belarmino de Sousa, explicou que, dos 31 candidatos, 19 são da Escola Secundária de Nampula e 12 da Secundária de Muatala.
A fraca participação nos exames extraordinários deve-se ao facto de os alunos da 10ª classe terem o privilégio de continuar a frequentar as aulas em caso de reprovação, o que não acontece na 12ª classe, em que os estudantes perdem o direito de matrícula quando chumbam menos de três disciplinas.
Belarmino de Sousa disse que as reprovações em massa fazem com que a 12ª classe tenham maior número de candidatos e também porque os mesmos pretendem concorrer para o ensino superior. Para os exames extraordinários foram inscritos 680 alunos, dos quais 420 na Escola Secundária de Nampula e 260 na Escola Secundária de Muatala, distribuídos em 23 júris.