O sector de Educação e Cultura em Nampula procedeu, recentemente, a distribuição de oito viaturas aos serviços distritais de Educação, Juventude e Tecnologia de Rapale, Eráti, Monapo, Moma, Nacala- Porto, Angoche, incluindo a Escola Secundária da Ilha de Moçambique.
Adquiridas através dos fundos do Orçamento Geral do Estado, as viaturas destinam-se a garantir a supervisão das actividades levadas a cabo pelo sector no quadro das jornadas pedagógicas.
Páscoa Azevedo, directora provincial de Educação e Cultura, disse que a distribuição das viaturas obedeceu, em parte, à dimensão geográfica dos distritos beneficiários e pretende-se que o processo das jornadas pedagógicas seja abrangente a todas as Zonas de Influência Pedagógica.
O sector de Educação e Cultura está preocupado com o facto de muitos alunos estarem a concluir os níveis elementares sem o mínimo de conhecimento de leitura e escrita, facto que se tem reflectido negativamente na sua formação académica.
Páscoa de Azevedo referiu que, no contexto do plano curricular do sector de Educação e Cultura, foi determinada a realização obrigatória das referidas jornadas todos os sábados, a fim de os professores se debruçarem com a necessária profundidade as novas metodologias de leitura e escrita.