Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Annan pode voltar à Síria no meio da crise no plano de paz

O mediador internacional Kofi Annan pode viajar em breve para a Síria, possivelmente antes do fim deste mês, para discutir com as autoridades locais um plano de paz que não está a ter adesão satisfatória do governo nem dos rebeldes, disseram os diplomatas na ONU, esta Quinta-feira.

“A viagem deveria ser a 27 de Maio, mas não foi confirmado ainda”, disse um diplomata da Organização das Nações Unidas à Reuters, pedindo anonimato.

Outros enviados confirmaram que Annan tem intenção de ir à Síria, onde uma rebelião iniciada há 14 meses é reprimida com dureza pelo governo de Bashar al-Assad e ameaça transformar-se em guerra civil.

Um plano mediado por Annan previa a implantação de um cessar-fogo em 12 de Abril, mas a trégua tem sido amplamente desrespeitada desde então.

O porta-voz de Annan, que faz a mediação em nome da ONU e da Liga Árabe, não respondeu de imediato a um pedido para comentar a informação.

A ONU está concluir a mobilização de 300 observadores militares desarmados para monitorizarem o cessar-fogo.

O contingente já esteve perto de recentes atentados a bomba, mas não perdeu nenhum dos seus membros.

Annan deve apresentar, Quarta-feira, um relato sobre a situação ao Conselho de Segurança da ONU. O mandato de 90 dias da força de observação, conhecida pela sigla UNSMIS, termina em Julho.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!