Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Angola assume presidência da SADC

Angola assume a presidência rotativa anual da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) em Janeiro de 2011, organização que em 2010 foi presidida pela Namíbia.

 

 

Nesta rotação anual da liderança da comunidade, que integra 15 países, Luanda vai ter como companhia, à frente do Órgão de Política, Defesa e Segurança – instância por onde passa a gestão de conflitos e crises regionais – a África do Sul.

Na recente visita oficial do Presidente angolano à África do Sul, José Eduardo dos Santos, este ouviu do seu homólogo Jacob Zuma a garantia de que vai apoiar Luanda na tarefa de liderança da comunidade sub-regional.

Numa conferência de imprensa realizada em Pretória, durante a visita de Eduardo dos Santos, os dois Chefes de Estado apontaram como relevantes as suas responsabilidades na integração económica, paz, segurança e estabilidade da comunidade.

Constituem a SADC 15 países: Angola, Botsuana, República Democrática do Congo (RDC), Lesoto, Malaui, Moçambique, Namíbia, Tanzânia, Suazilândia, Zimbabué, Zâmbia, África do Sul, Madagáscar, Ilhas Maurícias e Seicheles.

A SADC, cujas fronteiras abrangem praticamente todo o continente africano a sul do Equador, que vão do norte do Congo-Kinshasa à Cidade do Cabo, na África do Sul, tem, como principais questões, o prolongado conflito interno da RDC e Grandes Lagos e as questões internas no Zimbabué.

O secretariado da SADC, que faz a gestão continuada da organização, está situado em Gaborone, Botsuana.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!