Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ANC lidera resultados de eleições sul-africanas com 66% dos votos

ANC lidera resultados de eleições sul-africanas com 66% dos votos

O partido Congresso Nacional Africano (ANC), no poder desde 1994 na África do Sul, obteve mais de 66% dos votos nas eleições legislativas de quarta-feira, segundo a contagem parcial de um terço das cédulas, indicou nesta quinta-feira a Comissão Eleitoral.

O ANC, que havia recebido 69,7% dos votos nas eleições de 2004, obteve cinco das 7,9 milhões de cédulas apuradas às 14h30 GMT (11h30 de Brasília). A Aliança Democrática (DA, principal partido da oposição durante o Apartheid) recebeu 16% dos votos, e 12% em 2004.

O Congresso do Povo (COPE, formado em dezembro por dissidentes do ANC) reuniu apenas 8% dos votos. O ANC lidera em oito das nove províncias do país. A DA está em primeiro em Western Cape (sudoeste). Mais de 23 milhões de eleitores foram convocados para renovar a Assembleia Nacional e os parlamentos provinciais.

Sem aguardar os resultados finais, que serão anunciados na sexta-feira, o ANC já reivindicou uma “sólida” vitória. Seu chefe, o popular e polêmico Jacob Zuma, deverá ser eleito presidente do país pelos novos deputados, durante uma sessão extraordinária do Parlamento, no dia 6 de maio.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!