Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ananás de Muxúnguè será exportado para Alemanha

Uma fábrica de processamento de ananás da região agrícola de Muxúnguè, distrito de Chibabava, em Sofala, deverá ser montada a partir dos finais de 2012 por investidores sul-africanos para a sua exportação para a Alemanha.

O empreendimento resultará de um investimento a ser feito pela empresa First National Choice (FNC), daquele país vizinho, no montante de cerca de seis milhões de dólares norte-americanos.

Numa primeira fase, a fábrica terá uma capacidade de processar 40 toneladas de ananás por dia, quantidade que poderá resultar em cerca de 17 mil litros de sumo para a sua exportação para a Alemanha e, mais tarde, para outros mercados da Europa, segundo Ase Ferrão, gerente-geral da subsidiária moçambicana da empresa sul-africana First National Choice.

A partir de Agosto de 2012, a FNC sul-africana passará a comprar ananás de Muxúnguè para a sua fábrica localizada no distrito de Morrumbene, província de Inhambane, que está a processar uma variedade gama de fruta em polpa para Dinamarca e produz compotas de fruta para o mercado nacional.

Refira-se que o distrito de Chibabava conta com 3500 camponeses que se dedicam ao cultivo de ananás numa área total de 4150 hectares e mais de metade desta produção é perdida por falta de condições de processamento e mercado para a sua comercialização.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!