Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Amanhã festeja-se o 7 de Abril

O país comemora amanha, quarta-feira, o 7 de Abril, dia da Mulher Moçambicana que este ano, vai coincidir com o lançamento da chama da unidade a ter lugar em Nangade, província de Cabo Delgado. A chama da unidade vai percorrer o país de norte a sul, esperado-se que chegue a capital do país no dia 25 de Junho, data em que se comemora os 35 anos da nossa independência.

Em Nampula, o 7 de abril, para alem de acompanhar o lançamento da chama, vai contemplar diversas actividades, com destaque para Vinte e três mulheres, encarceradas na cadeia feminina do Rex que decidiram este ano juntar-se à Organização da Mulher Moçambicana, OMM e outras mulheres, para festejarem a efeméride. O OMM já criou mínimas condições para ver a suas concidadãs a passarem o dia no ambiente de festa à semelhança de outras mulheres.

Na semana passada um grupo de senhoras, acompanhadas de membros do secretariado provincial da OMM, esteve naquela unidade prisional, com o objectivo de encorajar as reclusas e orientar uma palestra sobre a importância do 7 de Abril. De acordo com Maria Elisa Rodrigues, do secretariado provincial daquela agremiação, o facto de elas se encontrem naquela situação, não pode determinar que estejam isoladas nesta data. O diálogo com as reclusas foi antecedido de competições de m,pale (jogo tradicional), onde as vencedoras receberam vários prémios, compostos de capulanas e material de higiene.

Em Nampula, o mês da mulher lançado no passado dia 2 de Março foi caracterizado por palestras nas escolas e visitas à diferentes instituições. A venda e compra de capulanas em quase todas as esquinas da cidade tem estado a movimentar centenas de mulheres diariamente.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!