Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ali Mohamed Shein eleito Presidente de Zanzibar

A Comissão Eleitoral de Zanzibar (ZEC) declarou Ali Mohamed Shein, do partido no poder Chama Cha Mapinduzi (CCM), vencedor das eleições presidenciais organizadas domingo nas ilhas depois da segunda volta do escrutínio anulada a 25 de Outubro de 2015.

Shein é o Presidente cessante das ilhas tanzanianas de Unguja e de Pemba, que compreendem Zanzibar. Segundo os resultados divulgados pela ZEC, Shein obteve 200 mil e 982 votos (91,4 porcento dos sufrágios totais). dos 503 mil e 580 eleitores registados nas duas ilhas, onde 14 candidatos disputavam a presidência.

A ZEC anunciou que 341 mil e 865 (67,9 porcento) dos eleitores inscritos participaram no escrutínio, que foi boicotado pela oposição principal, a Frente Civil Unida (CUF), já que o seu secretário-geral, Seif Sharif Hamad, declarou ter vencido as eleições do ano passado, que foi anulado por fraude.

Os resultados da segunda volta de domingo mostram que 13 mil 538 (4 porcento) dos sufrágios totais são nulos. O candidato do novo partido, a Aliança para a Mudança Democrática (ADC), Hamad Rashid Mohamed, ficou na segunda posição nestas eleições presidenciais em Zanzibar com 9.734 votos (3 porcento dos sufrágios).

Pelo menos cinco dos candidatos derrotados, entre os quais o da ADC, aceitaram os resultados das urnas, enquanto os representantes dos outros partidos não assinaram as atas dos resultados divulgados pela ZEC depois da proclamação do vencedor.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!