Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ali Bongo reeleito no Gabão

O Presidente cessante do Gabão, Ali Bongo Ondimba, foi declarado reeleito no termo das eleições presidenciais de sábado passado no país, segundo os resultados provisórios.

Os resultados oficiais dão a Ali Bongo 49,85 porcento dos sufrágios face ao candidato da oposição, Jean Ping, que obteve 48,23 porcento dos votos num escrutínio disputado por uma dezena de candidatos.

Pouco depois do anúncio dos resultados, quarta-feira à tarde, as ruas de Libreville, a capital, ficaram desertas e as forças da ordem ergueram barragens em diferentes pontos estratégicos da cidade, constatou a PANA no local.

Por volta das 17:00 horas locais, ressoaram os primeiros disparos de granadas lacrimogéneas nos arredores do quartel-general do candidato Jean Ping onde se concentrava uma multidão de apoiantes desde manhã.

Além das granadas lacrimogéneas, tiros esporâdicos de armas de fogo quebravam a calma deste período pós-eleitoral.

Paul Marie Gondjout, um dos representantes de Jean Ping na Comissão Eleitoral Nacional Autónoma e Permanente (CENAP), qualificou de « mascarada » as eleições presidenciais cujos resultados deviam, em princípio, ser proclamados terça-feira à noite.

Pouco depois da proclamação dos resultados, a oposição reclamou por uma nova contagem dos votos na província do Alto-Ogooué, onde a taxa de participação atingiu 99,98 porcento, segundo o partido no poder, contra menos de 60 porcento em todo o país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!