Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Algodão renderá USD 5,4 milhões em 2012

As cerca de 45,6 mil toneladas de semente de algodão planificadas para exportação deverão render cerca de 5,4 milhões de dólares norte-americanos, em 2012, segundo estimativas avançadas ao pelo Instituto do Algodão de Moçambique (IAM).

Em 2010 foram produzidas cerca de 35,8 mil toneladas de semente de algodão, dos quais 10% da mesma quantidade foram usados como sementes por produtores moçambicanos do sector familiar, ficando as restantes cerca de 32 mil toneladas para exportação para aqueles mercados, possibilitando um encaixe financeiro de pouco mais de 2,9 milhões de dólares norte-americanos, de acordo ainda com o IAM.

Para 2012, a previsão é de Moçambique registar um incremento na produção de algodão de seis mil toneladas, para 76 mil, contra a quantidade de 70 mil toneladas desta safra agrícola, apesar de sinais de redução do número de produtores em cerca de 17% para perto de 188 camponeses, por falta de políticas de incentivos por parte das empresas de fomento desta cultura de rendimento.

Algodão fibra Já no concernente a resultados da exportação de algodão fibra, o Instituto de Algodão de Moçambique perspectiva que o país vai obter um rendimento estimado em cerca de 44,4 milhões de dólares norteamericanos a resultar da colocação de 28,8 mil toneladas daquele produto no mercado externo espalhado pelos países da Ásia, África e Europa.

De referir, entretanto, que, nos princípios de 2012, o Banco Islâmico de Desenvolvimento (BID) comprometeu- se a financiar a revitalização da cadeia de valor de algodão em Moçambique, através de um financiamento cujo valor ainda é desconhecido.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts