Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alfandegas apreende mercadoria diversa e droga

A Autoridade Tributária de Moçambique (AT) apreendeu, em operações separadas, diversa mercadoria avaliada em cerca de 480 mil meticais (cerca de 18.000 dólares) e ainda 8.5 quilogramas de Canabis Sativa, vulgo suruma.

Segundo um comunicado da AT, recebido hoje pela AIM, num exercício rotineiro de fiscalização, as autoridades alfandegarias apreenderam na Estrada Nacional Numero Quatro (EN4), na zona de Malhampsene, no Município da Matola, mercadorias diversas por entre bicicletas e seus acessórios, produtos de beleza e de higiene e limpeza, louca de vidro e de metal bem como bijutaria.

A mercadoria apreendida a 15 de Abril corrente era, na altura, transportada num autocarro de marca Mercedes Benz, com a chapa de inscrição PWG 583 GP, oriunda da Africa do Sul. A AT espera arrecadar desta mercadoria, ora armazenadas e aguardando procedimentos posteriores, 201.527,40 Meticais de direitos aduaneiros e demais imposições.

Numa outra operação, realizada no Terminal Internacional de Encomendas Postais (TIEPO), no dia 22 do corrente mes de Abril, a AT apreendeu 8.5 quilogramas de Canabis Sativa, na posse de três cidadãos, dois de nacionalidade nigeriana e um moçambicano.

A apreensão ocorreu quando os três cidadãos tentavam despachá-la para Inglaterra através daquele Terminal Aduaneiro. “Detectada a natureza daquela mercadoria, aliado ao facto de os seus proprietários terem tentado subornar os funcionários da AT envolvidos no processo de apreensão, estes comunicaram de imediato à Direcção regional Sul e a Polícia de Investigação Criminal (PIC)”, explica o comunicado, acrescentando que os três cidadãos foram detidos pela polícia que na mesma ocasião confiscou a droga para trâmites subsequentes.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!