O subsector de Alfabetização e Educação de Adultos e Educação Não Formal (AEA/ENF) está a desenvolver acções visando alfabetizar um milhão de pessoas anualmente, através de diferentes programas com envolvimento de parceiros nacionais e internacionais. O pacote de programas inclui a ‘Alfa Rádio, Família Sem Analfabetismo, Alfa Regular, Alfalit, Reflect’ e a alfabetização em línguas locais, com vista a reduzir os níveis de analfabetismo até 30 por cento em 2014.
Para o efeito, as acções do Ministério da Educação em 2011 terão, segundo o Plano Económico e Social (PES) e o Programa Anual de Actividades (PdA) para os próximos anos, como enfoque a expansão da alfabetização através dos programas preconizados.
O ministério pretende salvaguardar igualmente a questão qualitativa da alfabetização devendo, para o efeito, capacitar os formadores dos Institutos de Formação de Educadores de Adultos (IFEAs) para a implementação do novo currículo modular de formação de educadores e alfabetizadores de adultos. No mesmo âmbito, o pelouro vai monitorar e acompanhar a implementação dos vários programas no subsector de AEA nas províncias, com enfoque no controlo da contratação dos alfabetizadores, bem como elaborar, editar e imprimir livros de alfabetização e pós – alfabetização.
O desenvolvimento institucional é também parte do programa, e o Ministério da Educação pretende, para o efeito, divulgar a estratégia da AEA Revista; implementar o sistema de informação do ENF, capacitando e equipando as províncias e distritos.