Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Alemanha concede 15 milhões de euros para Desenvolvimento Rural

O Governo alemão decidiu financiar com 15 milhões de euros a segunda fase do Fundo de Investimento para o Desenvolvimento Rural (FINDER), na província de Inhambane, sul de Moçambique, cuja implementação vai arrancar em 2011, disse o representante do fundo, Robert Rosende.

“O Governo alemão avalia de forma muito positiva a sua cooperação com Inhambane, razão pela qual assegurou a disponibilização de 15 milhões de euros para dar continuidade às actividades do FINDER nesta província, a partir de 2011”, disse Rosende na terça-feira. Rosende afirmou que o dinheiro vai ser investido na construção e/ou reabilitação de infra-estruturas socioeconómicas, com destaque para estradas e edifícios públicos, nos vários distritos da província de Inhambane, uma das menos desenvolvidas de Moçambique e com elevados índices de pobreza.

O representante do FINDER em Inhambane disse que todos os empreendimentos a serem financiados por esta verba “são projectos do Governo de Moçambique, sendo os administradores distritais os gestores e executantes do investimento, tal como aconteceu durante a primeira fase, cuja aplicação foi muito positiva”. Explicou que cabe aos administradores e Conselhos Consultivos Distritais fazer a selecção dos projectos a serem financiados no âmbito do FINDER, em cuja primeira fase, que termina em 2010, estão a ser investidos cerca de 87 milhões de meticais, fundamentalmente nas áreas de saúde e educação.

Actualmente, o FINDER está a financiar a construção de nove mercados, entre grossistas e retalhistas, num esforço destinado a melhorar as condições de comercialização de produtos naquela província. Em Abril findo, a Alemanha, um dos principais parceiros de cooperação do Governo moçambicano, concedeu uma ajuda financeira a Moçambique, num valor total de 115,5 milhões de euros, para os sectores de Educação, Descentralização para o Desenvolvimento Rural, Apoio directo ao Orçamento de Estado e Desenvolvimento Económico Sustentável.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!