Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Dineo poderá ser sentido em Maputo, Nampula, Sofala e Zambézia, Manica e Tete

Dineo poderá ser sentido em  Maputo

Foto de Cidadão Reporter BicaO ciclone Tropical Dineo, que está a fustigar a regiões costeiras das províncias de Inhambane e Gaza desloca-se em direcção ao interior da província de Inhambane a uma velocidade de 19 km/hora. A província de Gaza também deverá sentir nesta quarta-feira(15) chuva forte(mais de 150 mm/24h) acompanhada de trovoadas e ventos fortes (acima de 120 km/hora). Chuvas e ventos moderados a fortes poderão ser sentidos, a partir da noite, nas províncias de Maputo, Nampula, Sofala e Zambézia ao longo da costa e interior de Manica e Tete.

Um comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia(INAM) alerta que “este sistema poderá influenciar o estado de tempo nos distritos de Morrumbene, Jangamo, Inharrime, Panda, Homoíne, Vilankulo, Maxixe, Massinga, Zavala, Govuro, Mabote, Funhalouro, Inhassoro e cidade de Inhambane(na província de Inhambane) e nos distritos de Mandlakazi, Xai-xai, Chibuto, Guija, Massingir, Bilene, Guijá, Chokwe , Mabalane, Massangena, Chigubo e Chicualacuala(na província de Gaza).

Os efeitos deste Ciclone de categoria 4 (chuvas em regime moderado e ventos moderados a fortes) serão também sentidos nos distritos de Magude, Manhiça, Marracuene, Moamba, Namaacha e cidades de Matola e Maputo(na província de Maputo) a partir da noite do dia 15 de Fevereiro.

Também poderão ser afectadas as províncias de Nampula, Sofala e Zambézia ao longo da costa e interior de Manica e Tete com chuvas moderadas (30 a 50mm em 24 horas) e ventos até 60Km/h, com um impacto menor, devido ao efeito conjunto do Ciclone Tropical e da Zona de Convergência Inter Tropical que favorece a grande instabilidade atmosférica.

BBCPara a marinha o Instituto de Meteorologia alerta que o ciclone Tropical “DINEO”, “às 16 horas locais estava localizado nas coordenadas 23.4 graus sul de latitude e 36.3 graus Este de longitude, movendo-se em direcção a costa da província de Inhambane, a uma velocidade de 19 km/h). O seu centro tem a pressão de 974 Hpa”.

“O INAM prevê a ocorrência de aguaceiros com trovoadas e chuvas moderadas a fortes, localmente muito fortes (acima de 150 milímetros em 24 horas) e acompanhadas de ventos com rajadas fortes, superiores a 75 nós (150 km/h), na costa e no canal de Moçambique, resultando em agitação marítima e ondas que podem atingir 6 metros no canal e ao atingir a costa criara condições para sobre elevação das águas do mar também denominado storm surge com ocorrência de ondas de 10 metros de altura na costa”.

Para as províncias de Niassa e Cabo Delgado o Instituto de Meteorologia prevê céu geralmente nublado. Aguaceiros com trovoadas ou chuvas fracas localmente moderadas. Vento de nordeste a noroeste, fraco a moderado, podendo soprar com rajadas.

Eis as temperaturas previstas:

Cidade Máx ºC Mín ºC
Maputo 29 24
Xai-Xai 28 25
Inhambane 28 20
Vilankulo 29 22
Beira 33 26
Chimoio 30 20
Tete 35 24
Quelimane 35 23
Nampula 32 22
Pemba 30 24
Lichinga 26 18
Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!