Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Aldino Muianga vence Craveirinha 2009

O escritor moçambicano Aldino Muianga é o vencedor, com a obra Contravenção, do maior galardão literário moçambicano, o Prémio José Craveirinha, deste ano de 2009.

Para o Júri, o livro condensa as glórias do seu povo cujo ponto maior foi à proclamação da independência nacional, os infortúnios da guerra que levou milhares e milhares de moçambicanos à degradante condição de refugiados no Malawi, Zâmbia, Zimbabwe, África do Sul e Tanzânia. Este autor, referem os membros desse órgão deliberativo, é dono de um estilo próprio de quem conhece bem os quartos da língua portuguesa, entre a guerra devastadora, as cidades sitiadas, lojas e mercados vazios.

Aldino Frederico de Oliveira Muianga, nascido a 1 de Maio de 1950, nos arredores da cidade de Maputo, formou-se em Medicina e do vasto leque de obras que publicou destacam-se Xitala Mati (1987), Rosa Xintimani (2001), Contos Rústicos (2007), Magustana (1992), A noiva de Kebera (1992), O domador de burros (2003), Meledina (2004) e A metamorfose (2005). O Júri, presidido pelo escritor Pedro Chissano, integrava ainda os professores de literatura Valdemiro Djopela, Aurélio Cuna e Lucílio Manjate (também escritor).

Esta é a primeira vez que o anúncio do vencedor é feito fora da cidade de Maputo – neste caso Tete – e tal novidade ficou a dever-se ao facto da proclamação desse resultado ter sido incluída nas celebrações da reversão da HCB – principal patrocinador do Prémio no valor de cinco mil dólares norte-americanos – para o Estado Moçambicano.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!