Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Ahmad Ahmed eleito novo presidente da Confederação Africana de Futebol

Com 34 votos contra 20, o jovem presidente da Federação Malgaxe de Futebol, Ahmad Ahmad, reescreveu quinta-feira o livro da história da Confederação Africana der Futebol (CAF) destronando o antigo patrão da instituição, o Camaronês Issa Hayatou, durante a eleições realizada em Addis Abeba.

Embora seja um desafio eleitoral difícil, ninguém contava com a vitória de Ahmad Ahmed sobre Issa Hayatou, que ficou quase três décadas à frente da CAF.

Durante a sua campanha, Ahmad preconizou a mudança do futebol africano, consciente de que não tinha nenhum peso face ao gigante Hayatou que postulava para o oitavo mandato.

Mas delegados, amantes das reformas e duma mudança das tendências ditatoriais de Hayatou, votaram a favor da retirada deste último, um cenário improvável no passado.

Esta vitória permitirá a Ahmad dar ao futebol africano uma nova orientação pela primeira vez desde o fim dos anos 1980. Com esta derrota, Issa Hayatou retira-se efectivamente enquanto presidente da CAF, bem como enquanto vice-presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA) e membro do seu Conselho.

Especialistas do futebol consideram que o desaire do presidente cessante da CAF pode ter sido provocado nomeadamente por ameaças de uma acção judicial penal por parte do Egipto que recomendou que este último e o seu secretário-geral fossem processados no tocante a um acordo de marketing e de televisão avaliado em um bilião de dólares americanos.

Além disso, o Comité de Verificação da FIFA depositou uma queixa junto do Comité da Ética da FIFA exigindo a desqualificação de Issa Hayatou por este último ter sido inculpado num processo penal por delito.

Em Novembro de 2010, ele foi acusado de ter aceite subornos nos anos e 1990 para atribuição dos direitos de televisão do mundial, daí que a sua queda tenha sido iminente.

Hayatou, de 70 anos de idade, tornou-se num veterano de futebol (como Sepp Blatter, presidente cessante da FIFA), movido por um desejo de mudança ditado por um escândalo da FIFA em 2015.

Pelo contrário, o passado de Ahmad não é muito conhecido no continente africano, excepto o facto de ter sido desportista e mais tarde se tornou no presidente da Federação de Futebol Malgaxe.

Enquanto novo presidente da CAF, Ahmad tem agora a possibilidade de trazer mudanças, com base nas quais ele fez a sua campanha e alavancar o fuebol africano, incluindo ganhar mais sortes para a África num mundial alargado da FIFA.

Eis a lista de todos os presidentes da CAF até ao momento:

Abdel Aziz Abdallah Salem (1957-1958)

Abdel Aziz Moustafa (1958-1968)

Abdel Halim Muhammad (1968-1972)

Yidnekatchew Tessema (1972-1987)

Abdel Halim Muhammad (1987-1988)

Issa Hayatou (1988-2017)

Ahmad Ahmad (2017 -).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!