Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Agravado até 8,4% custo geral de vida em Dezembro de 2011

A avaliar pela tendência decrescente da inflação acumulada que se regista nos últimos sete meses de 2011, o custo geral de vida em Moçambique deverá aumentar até 8,4%, em Dezembro próximo, contra 17,745% de inflação registada em Dezembro de 2010.

Estas são, aliás, projecções do Governo contidas no seu Plano Económico e Social e Orçamento do Estado de 2011 e foram, esta terça-feira, reiteradas por Firmino Guiliche, do Departamento de Controlo de Qualidade do Instituto Nacional de Estatística (INE), enfatizando que, comparativamente a igual período de 2010, este ano a inflação está com a tendência de baixar em cada mês que passa.

Guiliche deu exemplo do que se passou em Julho último em que a inflação apenas agravou-se em 0,42%, contra 10,24% do seu aumento ocorrido em Julho de 2010, altura em que a contribuição da divisão da Alimentação e Bebidas Alcoólicas foi, em termos de inflação homóloga, de 11,3%.

Em Julho último, os combustíveis, peixe, carvão, açúcar e farinha de milho foram produtos que tiveram um impacto no total da inflação mensal de 0,45% e que, de Janeiro a Julho últimos, houve agravamento do nível geral de preços de 3,68%, com a divisão de Alimentação e Bebidas não Alcoólicas a contribuir no total da inflação acumulada com 1,32%.

Jogos africanos

Indagado sobre o que poderá acontecer com a inflação moçambicana, em Setembro próximo, altura da efectivação dos jogos desportivos africanos do Maputo, a decorrerem entre 3 e 18 do referido mês, Guiliche disse não haver prognósticos a avançar, “mas supomos que o sector de Hotelaria e Restauração venha a ter alguma pressão dos turistas interessados em assistir os jogos aqui no país”.

Refira-se, entretanto, que, em Julho de 2011, a contribuição mensal da divisão de Restaurantes, Hotéis, Cafés e Similares foi de apenas 0,01% do total da inflação mensal de 0,42%.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!