Um agente da Força de Intervenção Rápida (FIR) em Nampula, de nome Mateus Inácio, invadiu, na sexta-feira passada (30), um centro de prática de ritos de iniciação para as mulheres no bairro de Marrere e disparou, sem atingí-los, contra dois líderes comunitários. Alvejou acidentalmente outras quatro pessoas.
O bairro de Marrere encontra-se na Unidade Comunal Muthita, quarteirão 11. As vítimas contraíram ferimentos ligeiros pois foram atingidas quando tentavam fugir do pânico causado pelo tiroteio. O agente alegou que estava à procura do régulo Marrere, de nome oficial Eugénio Jorge Mahando, que no momento da invasão encontrava-se na sua residência nas imediações daquele local de educação tradicional.
O régulo Marrere, contou ao @Verdade que Mateus Inácio perguntou-o quem havia autorizado a realização daquela prática tradicional. Entretanto, durante a troca de palavras outro líder comunitário fez-se ao local e o agente sai aos tiros.
Com medo dos tiros, Eugénio Mahando refugiou-se numa casa vizinha. Nessa altura as mulheres organizaram-se neutralizaram o invasor. Amordaçaram-no e chamaram a Polícia.