A CIA, que por muito tempo monitorou e espionou as redes sociais para descobrir tendências globais e perseguir malfeitores, abriu oficialmente, sexta-feira (6), contas no Twitter e no Facebook.
A agência de espionagem quer esforçar-se para difundir a sua mensagem da melhor forma e envolver-se mais directamente com o público, embora o seu primeiro tweet, por volta das 15h da sexta-feira, não tenha dado mostras de que fará grandes revelações através da rede social.
Ele simplesmente dizia: “Não podemos confirmar nem negar que este é o nosso primeiro tweet”. A falta de conteúdo não diminuiu o interesse: em menos de 90 minutos, a conta da CIA já tinha cerca de 84 mil seguidores, e essa cifra aumentava rapidamente.
A Agência Central de Inteligência tem um site na internet há muito tempo e contas oficiais no YouTube e no Flickr – rede social para compartilhar fotografias.
“Ao expandir a acção para estas plataformas (Facebook e Twitter), a CIA poderá participar de maneira mais directa com o público e oferecer informações sobre a história, as missões e outros acontecimentos da agência”, disse o director da CIA, John Brennan, em comunicado.
Entre as publicações que a agência planeia fazer estão os artefactos do museu da CIA, não-aberto ao público, e as actualizações de seu “World Factbook” (livro de factos sobre o mundo, em tradução livre), um compêndio de líderes mundiais, mapas e informações diversas. A página da CIA no Facebook é www.facebook.com central.intelligence.agency. No Twitter, o endereço é @CIA.