As selecções seniores masculinas do Marrocos, Costa do Marfim, Camarões e Angola apuraram-se nesta segunda-feira para os quartos-de-finais do Campeonato Africano de Basquetebol, Afrobasket 2013, que se disputa desde terça-feira passada no Palácio dos Desportos de Treichville, em Abidjan. A nossa seleção, Moçambique, foi derrotada pelos camaroneses e vai disputar o nono lugar do torneio com o Burkina Faso.
Os favoritos conservam assim as suas posições na corrida à sucessão da Tunísia.
A Costa do Marfim, país anfitrião, inscreveu os seus 100 primeiros pontos diante do Burkina Faso, em aprendizagem nesta competição. Os Burkinabes demonstraram um grande empenho no primeiro quarto ao opor uma resistência que culminou numa ligeira vantagem dos marfinenses (19-15), mas não conseguiram manter o ritmo e inclinaram-se nos outros períodos, perdendo por 60-100. A Costa do Marfim defrontará os Camarões, que não tiveram dificuldade para vencer Moçambique (75-42), nos quartos-de-final.
Nas outra partidas, o jogo da África do Norte entre Marrocos e a Argélia saldou-se com uma vantagem dos Marroquinos dos “Leões do Atlas” (86-81) enquanto Angola venceu o Mali por 82-36 e, nos quartos-de-finais, vão defrontar o Marrocos.