Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket: Liga Muçulmana de Maputo defronta campeãs em título na grande final

As detentoras do título de campeãs nacionais de basquetebol sénior femininos, a Liga Desportiva – Muçulmana, termo recusado pela FIBA por ostentar uma conotação religiosa – carimbaram neste sábado (28) o passaporte para a final décima oitava edição da Taça dos Clubes Campeões de África onde vão defrontar as actuais detentoras do trofeu, as angolanas do Interclube. Na meia final as moçambicanas comandadas por Nazir Salé derrotaram as anfitriãs do Abijan Basket Club (ABC) por 69 a 46.

Nem o total apoio do público para a equipa da casa, o ABC foi suficiente para obstruir a proeza da Liga Desportiva. E foi feita a primeira parte da história da participação de Moçambique naquele evento de topo do basquetebol africano a nível de clubes, representado pela Liga Desportiva.

Se o objectivo da equipa comandada por Nazir Salé era de atingir o pódio, então há todos motivos para que as moçambicanas sonhem mais alto: estarem mesmo no topo.

No jogo deste sábado, que decorreu no Palais des Sports Treichville, a turma moçambicana entrou para mostrar o seu poderio diante do ABC e foi o que aconteceu nos primeiros três períodos, tendo vencido com parciais de 15 – 12, 16 – 10 e 23 – 9.

Na derradeira etapa do jogo, já com a equipa da casa a aproveitar-se de um ligeiro abrandamento ofensivo da adversária, registou-se um empate no marcador de 15 pontos, selando o resultado em 69 a 46 favorável à Liga.

Equipa de vários recursos

Se no jogo dos quartos-de-final diante do Club Sportif Sfaxien, o destaque foi para Clarisse, desta vez o mérito coube à senegalesa ao serviço da equipa campeã nacional Aya Traore, que foi fundamental no jogo corrido, cortando geralmente os movimentos ofensivos do ABC e em alguns casos até envolvida em “Turn-Overs”.

Traoré foi também essencial nas jogadas de ataque da turma de Nazir Salé e terminou a partida com 15 pontos, quatro ressaltos, três roubos de bola e duas assistências. No total, a Liga teve 38 ressaltos contra 24 do ABC o que demonstrou que em Moçambique não só existe basquetebol como também se sabe jogar e bem.

Final é contra as campeãs em título

Ainda neste sábado ficou conhecida a segunda finalista da competição. Trata-se do Interclube de Angola que venceu a sua congénere do 1º de Agosto por 64 a 50. Importa referir que o Interclube esteve inserido no grupo B da fase de grupos e foi totalista ou seja, não sofreu nenhuma derrota porém, passou por enormes dificuldades para derrotar o ABC – que perdeu de forma fácil com a Liga – por um ponto de diferença (52 a 51) no primeiro dia da prova.

Contudo, estas duas equipas finalistas cruzaram caminhos no mês passado (Setembro) em Maputo, também para a final da fase preliminar de qualificação para este evento tendo a Liga vencido por apenas três pontos de diferença.

É o Interclube actual detentor do troféu dos Clubes Campeões de África e busca a revalidação neste domingo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts