Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket feminino: quinto lugar para nossas meninas

Afrobasket feminino: quinto lugar para nossas meninas

Arredadas da disputa pelas medalhas do Campeonato africano de basquetebol feminino(Afrobasket) a selecção nacional de Moçambique foi quinta classificada do torneio após vencer, primeiro a RD Congo por 84 a 60 pontos, e aos Camarões por 68 a 67 pontos.

Entretanto, no jogo da final, disputado este domingo, Angola conquistou o seu primeiro troféu africano em basquetebol feminino ao destronar o Senegal com uma vitória por 62 a 54 pontos em Bamako, no Mali.

Determinadas a acabar com a hegemonia das senegalesas as angolanas entraram ao ataque vencendo os dois primeiros períodos por 16 a 14 pontos e 16 a 12 pontos, ao intervalo Angola liderava por 32 a 26 pontos.

As ainda campeãs em título deram luta e venceram o terceiro período 13 a 19 pontos, igualando o placar a 45 pontos. Mas na raça as angolanas provaram que são melhores e venceram o período por 17 a 9 pontos.

A anagolana Sonia Guadalupe foi a melhor marcadora da final, com 23 pontos e 6 ressaltos, enquanto a nova raínha do continente, Nacissela Mauricio, coroada Melhor Jogadora do Afrobasket marcou 12 pontos, fez 5 ressaltos e 3 assistências.

Este foi o quarto jogo entre as duas selecções, em dois meses, com o Senegal a roubar as medalhas de ouro nos X Jogos Africanos que decorreram em Maputo, em Setembro, e também a vencer as angolanas na primeira fase deste Afrobasket. Porém em Bamako quem sorriu por último foram as angolanas que para além do troféu carimbaram o passaporte para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

Angolana eleita MVP

A angolana Nacissela Maurício foi eleita Melhor Jogadora (MVP) do Afrobasket feminino.

Para além de vencer o troféu MVP, Nacissela Maurício foi igualmente eleita como uma das cinco jogadoras da equipa ideal do torneio, ao lado da sua compatriota Sónia Guadalupe, das Senegalesas Mame Diodio Diouf e Aya Traoré (Senegal) e da Maliana Djénébou Sissoko.

Os troféus individuais do Afrobasket 2011, disputado de 23 de setembro a 2 de outubro, são os seguintes:

Melhor Marcadora – Djénébou Sissoko (Mali) – 131 pontos

Melhor Recuperadora – Djéné Diawara (Mali)

Melhor Triplista – Astou Traoré (Senegal)

Melhor Jogadora (MVP) – Nacissela Maurício (Angola)

Equipa Fair Play – Mali

 

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!