Depois da derrota na estreia Filomena Micato e Inguivild Mucaro lideraram a selecção feminina de basquetebol de Moçambique para a sua primeira vitória no Afrobasket, que decorre nos Camarões até 3 de Outubro. Em partida da segunda jornada do grupo B as “Samurais” atropelaram as ugandesas por 73 a 50 pontos e neste sábado enfrentam a África do Sul na defesa do título de vice-campeãs africanas.
Vilma Covane deu o tom abrindo o marcador e a renovada selecção de Nazir Salé saiu a liderar o primeiro período com nove pontos de vantagem.
O Uganda que começou a reagir no término do primeiro período deu alguma luta e começou a reduzir a desvantagem que chegou a ser de apenas um ponto alguns segundos antes do intervalo, mas Moçambique manteve a liderança em 33 a 30 com dois pontos de Deolinda Gimo.
No início do terceiro período as ugandesas marcaram primeiro mas um triplo de Inguivild Mucaro mostrou que as novas “Samurais” ainda são as vice-campeãs e puseram na quadra o seu melhor basquetebol alargando a vantagem para 18 pontos.
No derradeiro período a nossa selecção geriu e aumentou a vantagem, Morren Amoding era a mais inconformada na selecção do Uganda e bem tentou até com triplos, no total somou 12 pontos, mas foram insuficientes para impedir a vitória de Moçambique por uma margem de 23 pontos.
A experiente Filomena Micato foi “Samurai” que brilhou mais com 15 pontos, 4 ressaltos e 3 assistências. A jovem voltou a destacar-se Inguivild somando mais 13 pontos na sua conta pessoal.
Depois de enfrentar as sul-africanas, no sábado(26), Moçambique defronta o Mali na segunda-feira(28) e terminam a primeira fase do Campeonato Africano jogando contra o Gabão na terça-feira(29).
Resultados do grupo B:
Moçambique 73-50 Uganda
África do Sul 42-71 Gabão
Camarões 44-43 Mali