Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket 2016: A Politécnica quase travou campeãs da Nigéria

Afrobasket 2016: A Politécnica quase travou campeãs da Nigéria

Foto da FIBANo 2º dia da Taça dos clubes campeões africanos de basquetebol em seniores feminino, que decorre na cidade de Maputo, as “estudantes” da A Politécnica sem estrelas nem reforços estrangeiros enfrentaram, e estiveram perto de vencer, a equipa do First Bank, campeã da Nigéria. Para este domingo estão marcadas quatro partidas, de ambos grupos, com destaque para o KPA (Quénia) vs Ferroviário de Maputo e o 1º de Agosto vs First Bank.

Convidada de última hora para preencher uma vaga em aberto do torneio as “estudantes” entraram para a quadra do pavilhão de Maxaquene sem pressão alguma e dispostas a mostrar o seu valor. Yara Pelembe abriu o placar e Nilza Chiziane contribuiu antes das nigerianas marcarem. Uma bomba de Isabel Mavamba abriu uma vantagem de 6 pontos que Upe Atoso contrariou e fez mesmo a reviravolta. Mas as moçambicanas deram réplica e Nilza, com outro triplo e um lance livre, garantiu uma vantagem de 1 ponto no final do 1º período.

O treinador do First Bank vendo a sua equipa perder o controle da partida colocou o seu melhor cinco na quadra mas as “estudantes” não se intimidaram e o marcador foi alternando com vantagem para uma e outra equipa, sem que nenhuma conseguisse distanciar-se e acabaram por sair para o descanso empatadas a 34 pontos.

As campeãs da Nigéria entraram com todo o seu poderia no 3º período, com um triplo Upe construiu uma vantagem para 7 pontos mas Nilza reduziu, terminou o jogo com 17 pontos. O First Bank acelerou o ritmo de jogo, ritmo competitiva que falta as equipas moçambicanas, e distanciou-se 11 pontos. A Politécnica tremeu e as nigerianas somaram mais pontos com Nkem Akaraiwe a ditar a vitória por 59 a 46 pontos.

Mas a equipa moçambicana não vacilou e Laky Samo deu início a recuperação que graças a uma “bomba” sua reduziu para 3 pontos na metade do 4º período. Mas a experiencia do First Bank, quarto melhor clube do continente e candidata ao título, contou na gestão do resultado com Upe, 18 pontos na partida, a assegurar a vitória por 65 a 59 pontos.

O 3º dia do Campeonato, este domingo, começa às 13h30 com a partida Etoile Filante (Togo) e o Inter Clube (Angola).

Para as 15h45 está agendado o USIU Flames (Quénia) defronta A Politécnica seguido, às 18 horas, pelo KPA (Quénia) contra o Ferroviário de Maputo.

O jogo grande da ronda está marcado para as 20h15 e vai opor o 1º de Agosto(Angola) ao First Bank (Nigéria).

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!