Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afrobasket 2013: Samurais perdem na final mas garantem um lugar no “Mundial”

Afrobasket 2013: Samurais perdem na final mas garantem um lugar no “Mundial”

A selecção angolana de basquetebol sénior feminino é novamente campeã africana de basquetebol. Neste domingo (29), as palancas negras tiveram que ir a prolongamento para derrotar as guerreiras de Moçambique por uma diferença de três pontos.

As “Samurais” tiveram uma entrada apoteótica e transcorridos apenas dois minutos já venciam por uma diferença de quatro pontos. A turma orientada por Nazir Salé revelou uma boa organização ofensiva, aproveitando de forma espectacular o momento ansioso que lesou o seu rival.

A um dado instante, o técnico angolano pediu um desconto tempo para acordar a sua equipa, o que acabou por abrandar o ritmo da nossa selecção. As angolanas cresceram no campo e passaram a pressionar fortemente reduzindo para apenas um ponto a diferença no marcador.

Com 15 a 14 a favor de Moçambique veio o segundo e o último período da primeira parte em que, para além da pressão alta, as angolanas souberam tirar proveito da distracção e dos erros cometidos pelas “Samurais” nas investidas ofensivas. Apesar de ser uma etapa pouco conseguida por parte do nosso conjunto, o empate a 29 pontos vingou.

Nem sempre a crença trás vitórias

O triplo de Anabela Cossa no arranque do terceiro período anteviu uma etapa sombria para as “Palancas Negras”. Pareceu, a muitos, que a falta de acerto do lado moçambicano havia sido resolvido. Debalde. As “Samurais” perdiam muito as bolas e as rivais não perdoavam debaixo da tabela.

A três minutos e quarenta segundos do fim deste quarto perdíamos por 34 a 38 resultado que, apesar de manter a diferença pontual, estacou em 40 a 44 a favor de Angola. Na derradeira etapa do jogo, Moçambique ainda agigantou-se mas não a tempo de evitar um prolongamento de cinco minutos em virtude do empate a 54 pontos.

Já no desempate, a sorte esteve do lado angolano que ruiu o sonho de Moçambique de conquistar a prova. 61 a 64 foi o resultado final.

A selecção angolana conquista assim o seu segundo troféu consecutivo, enquanto para Moçambique fica a honra de ter garantido o apuramento para o próximo “Mundial” de Basquetebol, que vai disputado na Turquia em 2014.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!