Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Africanito: Uma festa de futebol de formação

Foram encontrados no último fim-de-semana (26 e 27) as quatro equipas semi-finalistas do torneio infanto-juvenil entre os bairros da capital do país, Maputo, denominado por Africanito, uma réplica em miniatura do Campeonato Africano das Nações (CAN).

Trata-se das equipas do Níger, da África do Sul, da Etiópia e da Costa do Marfim. Foi um arranque do campeonato que contou com um total de 16 equipas, em representação a igual número de bairros da capital do país.

Os jogos referentes à fase de grupos e dos quartos-de-final decorreram nos dois dias do passado fim-de-semana em três campos da capital, nomeadamente Cape-Cape, Mafalala e de Hulene.

Em jogos do grupo A, a equipa do Marrocos em representação do bairro do Aeroporto, não mediu esforços e goleou a Angola da Inhambaneze por 4 a 0. A África do Sul por sua vez, do bairro de Chamanculo, decepcionou o seu público ao consentir um empate a três golos diante da equipa do bairro Luís Cabral, Cabo Verde desta competição, depois de estar a vencer por 3 a 1 ao intervalo.

Foi preciso recorrer-se à marcação de grandes penalidades para que a justiça fosse reposta, vencendo a África do Sul por 5 a 4. Já no grupo B, a equipa do bairro George Dimitrov (Níger), curiosamente a vencedora da edição 2012/2013 do torneio infato-juvenil da cidade de Maputo, vulgo Bebec, derrotou de forma categórica o Mali (Malanga) por dois a zero.

O finalista vencido daquele torneio, a equipa da Munhuana designada por Gana nesta prova, recorreu à marcação de grandes penalidades para derrotar a República Democrática de Congo por 4 a 3, após empate a um golo no período regular.

Já no campo da Mafalala, a Zâmbia do bairro de Minkadjuine venceu a Etiópia da Mafalala pelo escasso resultado de um a zero, enquanto a Burkina Fasso da Sommerchield venceu a Nigéria do bairro da Polana Cimento por 3 a 1, em jogos do grupo C.

No grupo D a Costa de Marfim qualificou-se para os quartos-de-final após derrotar o Togo por 2 a 0, enquanto a Tunísia após o nulo registado na etapa regular, venceu na marcação de grandes penalidades a Argélia por 5 a 3.

Quartos-de-final de muito bom futebol

Já nos quartos-de-final, as equipas vencedoras de cada grupo defrontaram-se entre si, à busca de um lugar nas meias-finais. O primeiro jogo colocou frente a frente o Gana e o Níger, com esta última a sagrar-se vencedora por 2 a 0.

A África do Sul, por sua vez, suou bastante para eliminar o Marrocos por 2 a 1, enquanto a Etiópia recorreu à marcação de grandes penalidades para derrotar a Nigéria por 2 a 0, após o nulo que se observou na etapa regulamentar. A Costa do Marfim foi a última equipa que marcou presença nas meias-finais após derrotar a Tunísia por 1 a 0.

De referir que os jogos das meias-finais estão marcados para o próximo sábado, a partir das 8 horas no Campo do Zixaxa, obedecendo o seguinte calendário:

África do Sul – Nigéria

Costa de Marfim – Níger

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!