Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África exige “compensações” dos países poluentes

A África, o continente mais vulnerável à mudança climática, exige compensações pelos danos causados por países poluentes, afirmou no domingo o presidente da Comissão da União Africana (UE), Jean Ping, em Uagadugu (Burkina Faso). “Pela primeira vez, a África terá uma posição comum na cúpula de Copenhague (Dinamarca) sobre o clima que será realizado em dezembro”, declarou durante a 7ª edição do Fórum Mundial para o desenvolvimento sustentável, dedicado ao aquecimento global. “Decidimos falar com uma só voz e exigir compensações dos países poluentes”, acrescentou, sem citar números.

“Os responsáveis devem se comprometer a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e a responder ao princípio de ‘quem contamina paga'”, afirmou, acrescentando que “prevê a criação de novos fundos internacionais para apoiar os países pobres”.

O fórum de Uagadugu está sendo realizado neste domingo com a presença de seis chefes de Estado africanos, do ex-presidente francês, Jacques Chirac, e do ministro francês de Ecologia, Jean-Louis Borloo.

Sexta-feira, o presidente do comitê de organização do Fórum, o ministro de Burkina Faso do Meio Ambiente, Salifou Sawadogo, disse que o continente precisa de um investimento de 65 bilhões de dólares para enfrentar os danos causados ao clima.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!