A África, o continente mais vulnerável à mudança climática, exige compensações pelos danos causados por países poluentes, afirmou no domingo o presidente da Comissão da União Africana (UE), Jean Ping, em Uagadugu (Burkina Faso). “Pela primeira vez, a África terá uma posição comum na cúpula de Copenhague (Dinamarca) sobre o clima que será realizado em dezembro”, declarou durante a 7ª edição do Fórum Mundial para o desenvolvimento sustentável, dedicado ao aquecimento global. “Decidimos falar com uma só voz e exigir compensações dos países poluentes”, acrescentou, sem citar números.
“Os responsáveis devem se comprometer a reduzir a emissão de gases causadores do efeito estufa e a responder ao princípio de ‘quem contamina paga'”, afirmou, acrescentando que “prevê a criação de novos fundos internacionais para apoiar os países pobres”.
O fórum de Uagadugu está sendo realizado neste domingo com a presença de seis chefes de Estado africanos, do ex-presidente francês, Jacques Chirac, e do ministro francês de Ecologia, Jean-Louis Borloo.
Sexta-feira, o presidente do comitê de organização do Fórum, o ministro de Burkina Faso do Meio Ambiente, Salifou Sawadogo, disse que o continente precisa de um investimento de 65 bilhões de dólares para enfrentar os danos causados ao clima.