As autoridades sul-africanas, que trabalham arduamente para preparar a visita oficial do Presidente norte-americano, Barack Obama, na próxima semana, estão furiosas depois de os Estados Unidos advertirem os turistas norte-americanos para evitar as cidades de Pretória, Joanesburgo, Durban e Cabo, “pontos quentes da ameaça criminal”.
Esta advertência, divulgada pelo Escritório de Segurança Diplomática do Departamento de Estado norte-americano, nota que os crimes violentos são uma fonte de preocupação maior.
« Estes crimes envolvem assaltos a domicílio, roubos de viatura, agressões de rua, ataques organizados contra os centros comerciais e as lojas, mas também atentados contra o pesosal e os veículos de transferência de fundos », indica.
No entanto, Obama não corre nenhum risco durante a sua visita, já que ele se fará acompanhar de 450 agentes dos Serviços de Inteligência.
Um avião estacionará perto das costas e aviões de combate efetuarão patrulhas no espaço aéreo, no quadro das medidas de segurança previstas.