Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

África do Sul: ANC à beira de cisão

O Congresso Nacional Africano (ANC, no poder na África do Sul) está à beira de uma cisão maior depois de a Liga dos Jovens do partido deste partido ter confirmado que o seu presidente suspenso, Julius Malema, vai continuar a ser seu líder, desafiando assim as instâncias de decisão do partido.

Os responsáveis do Comité Executivo Nacional (NEC) da Liga de Juventude do ANC (ANCYL) reuniram-se em Joanesburgo para discutir sobre a suspensão sumária de Malema depois de ele ter qualificado o Presidente sul-africano, Jacob Zuma, de ditador ao passo que o seu processo de recurso contra uma exclusão definitiva do partido estava em curso.

«O NEC decidiu que Julius Malema deverá ser mantido nas suas funções de presidente da Liga dos jovens da ANC executar todas as suas funções neste sentido, pois a decisão de o suspender temporariamente não foi oficialmente comunicada à ANCYL enquanto estrutura do ANC», declarou a organização num comunicado.

“A ANCYL preconizou uma discusão política para se sair do ímpasse. O ANC disse que a Liga dos Jovens não estava em causa, mas a recusa total da direção do partido de nós receber leva a crer que a ANCYL é incriminada e banida por razões que não compreendemos até agora», queixou-se a Liga.

Reagindo, o ANC declarou que a decisão da Liga dos Jovens põe em causa e desafia a Constitução do ANC bem como os poderes da comissão nacional de disciplina.

Os altos responsáveis do ANC vão reunir-se esta semana para tomar medidas contra os seus jovens.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!