Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afonso das Neves e Zacarias Ivala : um deles será timoneiro da Frelimo

Afonso Hussene das Neves ou Zacarias Ivala, respectivamente administrador distrital de Murrupula e docente senior da delegação da Universidade Pedagógica na província de Nampula, um deles será o primeiro secretário provincial do comité do partido Frelimo, cuja eleição em sessão extraordinária está agendada para Março.

O evento que vai eleger três outros membros daquele secretariado actualmente a exercer outras funções político-partidária que são imcompatíveis com as actividades que exercem. A figura que sairá do referido sufrágio vai substituir Agostinho Luís Trinta que, nos últimos cinco anos, dirigiu os destinos do partido no poder em Nampula que é o maior circulo eleitoral neste momento, e que tem sido objecto de disputas eleitoralistas por parte das formações políticas da actualidade visando atrair a simpatia do eleitorado local.

Agostinho Trinta foi indicado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, para o cargo de governador da provincia de Inhambane, na serquêrncia da formação do novo governo A escolha dos candidatos para o cargo de primeiro secretario do comite provincial do partido Frelimo, em Nampula, está a merecer uma atenção especial por parte dos militantes e da comissao politica daquela formação politica.

O secretario geral da Frelimo, Filipe Chimoio Paunde, esteve há cerca de um mês em Nampula para auscultar a sensibilidade dos militantes do seu partido neste círculo eleitoral que elegeu 45 deputados para a sétima legislatura da Assembleia da República, em relação às figuras susceptíveis de ocupar aquele almejado posto da sua formação política. Nessa ocasião chegaram a ser ventilados vários nomes para ocupar a vaga deixada por Agostinho Luis Trinta.

Entre os mais sonantes figuravam Carlos Moreira Vasco, deputado na A.R desde a primeira legislatura, Absalão Siueia, administrador de Malema, e Germano Joaquim, coordenador provincial do Núcleo de Combate à Droga. Entretanto, as eleições internas para o primeiro secretário do Comité Provincial da Frelimo, em Nampula, servirão, tambem, para a escolha de outros tres membros que compõem aquele orgão máximo do partido.

Este facto deriva do facto de Etelvina Fevereiro e Lourenço Sabonete, dos secretariados da organizaçao e mobilizcao e propaganda, respectivamente, terem ingressado na Assembleia da República, enquanto que Bernardo Munhaque, do Comité de Verificação, foi eleito presidente da Assembleia Provincial.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!