Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afonso das Neves e Zacarias Ivala : um deles será timoneiro da Frelimo

Afonso Hussene das Neves ou Zacarias Ivala, respectivamente administrador distrital de Murrupula e docente senior da delegação da Universidade Pedagógica na província de Nampula, um deles será o primeiro secretário provincial do comité do partido Frelimo, cuja eleição em sessão extraordinária está agendada para Março.

O evento que vai eleger três outros membros daquele secretariado actualmente a exercer outras funções político-partidária que são imcompatíveis com as actividades que exercem. A figura que sairá do referido sufrágio vai substituir Agostinho Luís Trinta que, nos últimos cinco anos, dirigiu os destinos do partido no poder em Nampula que é o maior circulo eleitoral neste momento, e que tem sido objecto de disputas eleitoralistas por parte das formações políticas da actualidade visando atrair a simpatia do eleitorado local.

Agostinho Trinta foi indicado pelo Presidente da República, Armando Guebuza, para o cargo de governador da provincia de Inhambane, na serquêrncia da formação do novo governo A escolha dos candidatos para o cargo de primeiro secretario do comite provincial do partido Frelimo, em Nampula, está a merecer uma atenção especial por parte dos militantes e da comissao politica daquela formação politica.

O secretario geral da Frelimo, Filipe Chimoio Paunde, esteve há cerca de um mês em Nampula para auscultar a sensibilidade dos militantes do seu partido neste círculo eleitoral que elegeu 45 deputados para a sétima legislatura da Assembleia da República, em relação às figuras susceptíveis de ocupar aquele almejado posto da sua formação política. Nessa ocasião chegaram a ser ventilados vários nomes para ocupar a vaga deixada por Agostinho Luis Trinta.

Entre os mais sonantes figuravam Carlos Moreira Vasco, deputado na A.R desde a primeira legislatura, Absalão Siueia, administrador de Malema, e Germano Joaquim, coordenador provincial do Núcleo de Combate à Droga. Entretanto, as eleições internas para o primeiro secretário do Comité Provincial da Frelimo, em Nampula, servirão, tambem, para a escolha de outros tres membros que compõem aquele orgão máximo do partido.

Este facto deriva do facto de Etelvina Fevereiro e Lourenço Sabonete, dos secretariados da organizaçao e mobilizcao e propaganda, respectivamente, terem ingressado na Assembleia da República, enquanto que Bernardo Munhaque, do Comité de Verificação, foi eleito presidente da Assembleia Provincial.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!