Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Afinal Filipe Nyusi também faz presidência aberta de helicóptero

Afinal Filipe Nyusi também faz presidência aberta de helicóptero

Em Junho do ano passado o Chefe de Estado, Filipe Jacinto Nyusi, anunciou o abandono do uso de helicópteros nas suas viagens presidenciais pelo País para poder ter “a sensibilidade do Moçambique real”, viajando de carro, e também para poupar o dinheiro do erário. Acontece que na passada sexta-feira(17) o Presidente foi “trabalhar” à Ressano Garcia de helicóptero.

Este posto administrativo do distrito da Moamba, na província de Maputo, dista cerca de 83 quilómetros do centro da capital moçambicana e é acessível por uma das melhores auto-estradas existentes no País e também por via férrea.

Contudo o Presidente Filipe Nyusi que em 2015 afirmou ter optado por via de carro, em Cabo Delgado, pois “precisava de viver e conhecer a estrada, procurar saber como combater a pobreza porque o facto de ver só a população com casas cobertas de chapas de zinco é o primeiro sinal e depois quis até saber se o chão é feito de betão ou não”, deslocou-se à Ressano Garcia de helicóptero, na verdade foram três os helicópteros que transportaram o Chefe de Estado assim como parte da sua comitiva.

{youtube}2uXIPlsH5_4{/youtube}

O @Verdade, que não é convidado para cobrir as deslocações presidenciais, não conseguiu apurar os motivos que levaram o Presidente Nyusi a efectuar esta viagem de helicóptero e nem sabe se foi a primeira vez que o fez, desde que em Junho passado divulgou que iria deixar de usa-los, assim como aviões particulares, dentro das medidas de austeridade assumidas pelo seu Governo e numa clara tentativa de romper com o modelo de presidências abertas de Armando Guebuza.

Não se sabe quanto custou ao erário esta deslocação presidencial, afinal não houve concurso público, porém sabe-se que o seu antecessor gastava cerca 2,4 milhões de dólares norte-americanos por ano só nas viagens de helicóptero.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!