Um bombardeio da NATO matou dez civis afegãos, incluindo cinco crianças, esta Quarta-feira (13), no leste do país, disseram as autoridades locais, num facto que, se for confirmado, deve elevar o grau de tensão entre o governo do presidente Hamid Karzai e as forças da NATO.
O ataque na localidade de Shigal, província de Kunar, foi confirmado pela Isaf (força da NATO no Afeganistão), mas um porta-voz disse desconhecer a ocorrência de vítimas entre civis.
“As forças estrangeiras realizaram o ataque por conta própria, sem nos informar”, disse à Reuters o governador de Kunar, Fazlullah Wahidi. Quatro os combatentes do Taliban também foram mortos, e cinco civis ficaram feridos, segundo ele.
O major Adam Wojack, porta-voz da força internacional, disse que a NATO “leva a sério todas as alegações de baixas civis” e está a investigar o caso.
A Isaf informa regularmente reduções no número de vítimas civis nos últimos anos, e diz que os insurgentes são actualmente responsáveis por 84 por cento das mortes e lesões causadas a não-combatentes.
O bombardeio aéreo ocorreu horas depois de o presidente dos EUA, Barack Obama, declarar a intenção de retirar metade do contingente militar norte-americano do Afeganistão – 34 mil soldados – até o final deste ano. O restante deve sair até o final de 2014.