Cerca de 58,6 milhões de meticais constituem o valor de perdas cambiais não realizadas em 2013 pela empresa pública Aeroportos de Moçambique (ADM). No mesmo período, a empresa registou um prejuízo acumulado de cerca de 167,5 milhões de meticais, numa altura em que o volume de negócios registava um crescimento de 28,8%, face ao ano anterior.
Aquele incremento foi influenciado pelo aumento de taxas de passageiros domés- ticos e internacionais, bem como taxas de navegação aérea, segundo resultados do exercício económico de 2013 daquela companhia pública.
Por outro lado, a empresa incrementou a sua dívida em cerca de 2% devido à contratação de novos financiamentos para modernização dos aeroportos de Maputo, Vilankulo e Pemba, bem como a construção de raiz do aeroporto internacional de Nacala.
Refira-se, entretanto, que a empresa registou, igualmente em 2013, o nível de crescimento em aeronaves de 7%, contra 9% em passageiros, 11% em carga e 8% em correios, de acordo com a firma, acrescentando que, em relação aos sobrevoos, estes registaram uma queda de 1% em 2013, face a 2012.