Um avião da companhia aérea moçambicana, Kaya Airlines, sofreu um acidente na noite desta sexta-feira, às 23 horas e 55 minutos quando fazia a sua aproximação à pista numero 23 do aeroporto Internacional de Maputo. A aeronave, que fazia a ligação de Nampula para Maputo, transportava na altura cinco tripulantes e 12 passageiros e despenhou-se a alguns metros da pista de aterragem. Todos ocupantes da aeronave ficaram feridos, alguns com maior gravidade.
{youtube}1TarsQZuidQ{/youtube}
A operação de salvamento e socorro às vítimas foi muito lenta e completamente desordenada, as imagens que podem ser vistas nos vídeos aqui postados foram feitas duas horas após o acidente. Os feridos aguardaram vários minutos para serem retirados da aeronave acidentada e depois ainda permaneceram algumas horas no chão do aeroporto a aguardar assistência.
Segundo testemunhas oculares não houve resposta imediata por parte do corpo de bombeiros do aeroporto e foi necessário contactar os bombeiros da cidade de Maputo que demoraram mais de 45 minutos a fazerem-se ao local do acidente.
{youtube}1gBxhxt3NiQ{/youtube}
O Banco de Socorros do Hospital Central de Maputo registou a entrada de seis feridos deste acidente, quatro dos quais já receberam alta no sábado. Dez feridos graves deram entrada no Centro de Trauma de Maputo.
Segundo informações não oficiais o acidente terá acontecido devido as difícies condições climatéricas que se registavam em Maputo, na noite de sexta-feira, para além da chuva intensa os ventos que se faziam sentir eram muito fortes e poderão ter precipitado a queda da aeronave. As causa reais só serão conhecidas depois da realização do inquérito que vai ser efectuado pelas autoridades competentes