Dois adolescentes de 14 e 16 anos de idade encontram-se a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM) em Maputo, desde a semana passada, acusados de tentativa de homicídio contra uma mulher e roubo de bens em casa dos próprios pais.
Os dois miúdos encontram-se privados de liberdade nas celas da 14ª esquadra. O adolescente mais velho, caiu nas mãos da Polícia após desferir fortes golpes contra a sua vizinha a recuso a uma garrafa, à noite.
A briga que culminou com tal agressão física resultou de uma suposta dívida de apenas 50 meticais entre o ofensor e a vítima. O rapaz nega que tentou tirar a vida da mulher em causa, e alegou que os dois travaram uma luta, tendo, na circunstância, a senhora caído sobre a garrafa que se encontrava no local da contenda.
O outro adolescente caiu nas mãos dos agentes da Lei e Ordem por ter se apoderado dos bens dos seus pais.
Segundo contou, há bastante tempo que planeava o roubo. Segundo Orlando Modumane, porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, na semana finda, houve 10 casos de furto qualificado, dos quais quatro em residências e seis em estabelecimentos comerciais. Treze pessoas foram detidas em conexão com os mesmos.
No período em alusão, a Polícia deteve 74 indivíduos por cometimento de diversos delitos e desmantelou três quadrilhas acusadas de consumo e venda de estupefacientes nos bairros Mafalala, 25 de Junho e Bagamoyo.
Nas mãos dos visados, disse Modumane, foram apreendidas 3,7 quilogramas de suruma e dinheiro supostamente proveniente da venda da mesma droga.