Quatro dias depois do arranque do processo de actualização do recenseamento eleitoral, a província de Nampula regista avarias sistemáticas dos ditos mobiles de computadores em quase 544 brigadas existentes.
A situação é mais crítica na cidade de Nampula e no distrito de Lalaua, em cujos postos locais de recenseamento eleitoral a nossa reportagem efectuou uma ronda. Entretanto, os órgãos responsáveis pelo processo não terão grandes motivos de queixa uma vez que cada posto de recenseamento integra um operador que participou nos censos anteriores.
O único senão que apuramos no terreno relaciona-se com o estado obsoleto e mau uso de grande parte do equipamento informático, facto que tem criado enormes constrangimento do processo, e que poderá, de certa forma, vir a influenciar negativamente nas previsões do STAE provincial.
Em relação às referidas anomalias, Jacinto Manuel António, chefe do gabinete das operações e organização eleitorais, garantiu à nossa reportagem que as mesmas estão a ser objecto de um aturado trabalho de reparação. Neste momento, nós estamos a envidar esforços para corrigir as constantes avarias dos mencionados computadores.
Também, temos gente em constante circulação pelos distritos na monitoria do desenvolvimento do processo e abastecimento de combustível aos locais desprovidos de energia eléctrica da rede nacional. Concluiu o nosso entrevistado, acrescentando que o STAE em Nampula está apetrechado de stock suficiente de material, prevenindo-se, deste modo, de eventuais constrangimentos nesta segunda semana de recenseamento eleitoral. Refira-se que a província de Nampula prevê inscrever pouco mais de 97 mil potenciais eleitores.