Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

50 mil livros, “Lutar por Moçambique” de Eduardo Mondlane, editados gratuítamente em Moçambique

50 mil livros

O jornal @ VERDADE, em colaboração com a família Mondlane e com o patrocínio do BCI e da MCEL, numa iniciativa inédita no nosso país, oferece aos seus leitores a obra “Lutar por Moçambique” da autoria da maior figura da nossa História: o Doutor Eduardo Chivambo Mondlane, a partir da sua edição de hoje, 19 de Junho.

Semanalmente, e até ao dia 25 de Setembro – quando Moçambique comemorar mais um aniversário do início da luta para a libertação do país do colonialismo português – sairão na edição regular d’@ VERDADE mais quatro páginas com o formato do jornal que o leitor deverá recortar e coleccionar, transformando-as em 16 no formato do livro. No final, será oferecida uma capa rija onde o leitor poderá conservar todos os fascículos que foram sendo publicados.

Esta edição d’@ VERDADE é uma cópia da primeira edição em língua portuguesa – o livro foi escrito originariamente em inglês com o título “The Struggle for Mozambique” tendo sido editado em 1969 – traduzida por Maria da Graça Forjaz e dada à estampa em 1975 pela Sá da Costa Editora, já depois da Revolução de 25 de Abril de 1974 e pouco antes da independência de Moçambique.

No ano em que se completa o quadragésimo aniversário da morte do Arquitecto da Unidade Nacional – o Governo decretou 2009 “Ano Eduardo Mondlane” – @ VERDADE associa-se aos festejos e partilha, com a autorização da família Mondlane e com os moçambicanos esta obra fundamental para a compreensão das ideias que o fundador da Nação preconizava para a sua/nossa Pátria Amada.

No nosso país, devido aos escassíssimos recursos da maioria da população, o livro é um artigo de luxo que só está ao alcance de uma ínfima minoria – normalmente não mais de mil pessoas – para a qual a obra é editada. Por conseguinte, as tiragens muito raramente excedem os mil exemplares, indo pouco mais além do círculo dos convidados para o seu lançamento. Nesta acção d’@ VERDADE, a obra de Eduardo Mondlane terá uma edição de 50 mil exemplares, afinal tantos quantos os exemplares d’ @ VERDADE, números que jamais um livro – excepto, claro, manuais escolares em Moçambique – pensou alguma vez alcançar.

Desta forma, o livro irá chegar a todos os leitores d’@ VERDADE de uma forma mahala reavivando o espírito do primeiro Editorial deste periódico, onde se dizia que a pobreza absoluta não podia barrar totalmente o acesso à informação. Deste modo, @ VERDADE resgata o pensamento do Arquitecto da Unidade Nacional à pequena elite que tem acesso frequente a livros, e entrega-o ao povo simples e humilde. Esta “democratização” do livro “Lutar por Moçambique” permitirá aos jovens, e sobretudo aos mais desfavorecidos, conhecer as teses que o nosso principal herói preconizava para o nosso país.

Porque, como disse numa entrevista ao @ VERDADE Nyeleti, a filha mais nova de Mondlane, na nossa edição comemorativa do quadragésimo aniversário do seu desaparecimento, “Moçambique tem de descobrir Eduardo Mondlane.

Hoje, no geral, as pessoas sabem que Eduardo Mondlane foi um herói nacional mas não sabem porquê!”. É sobretudo a pensar nelas que se destina esta obra de referência.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!