Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Activista Joshua Wong é deportado pelas autoridades tailandesas

Joshua Wong, o activista de Hong Kong que liderou os protestos democráticos em 2014, foi deportado nesta quarta-feira da Tailândia, horas depois de ter sido detido durante a sua chegada a Bangcoc, informou o seu partido político, Demosisto.

Wong, que daria uma palestra amanhã numa universidade de Bangcoc, seguiu num voo em direcção a Hong Kong por volta das 12h, partindo do Aeroporto de Bangcoc, onde tinha chegado na madrugada, afirmou Demosisto, na sua página no Facebook.

O activista afirmou que, depois de ser detido, a polícia de imigração tailandesa lhe deixou sozinho, sem permitir que se comunicasse com o exterior, além de ter confiscado o seu passaporte.

“Após a minha chegada ontem à noite em Bangcoc, os agentes de alfândegas da Tailândia detiveram-me ilegalmente”, disse o activista em mensagem, enviada a um amigo para fosse publicado no Facebook.

Wong explicou que o seu passaporte foi confiscado e lhe deixaram sem comunicação com o exterior numa sala do aeroporto, onde passou “dez horas horríveis”, segundo as suas palavras, antes de embarcar num avião de volta para Hong Kong.

O vice-comandante de Imigração no aeroporto de Bangcoc, Pruthipong Prayoonsiri, confirmou que a detenção ocorreu após o governo chinês pedir cooperação a Tailândia para prevenir a entrada do activista no país.

“Em consequência, o escritório de Imigração o colocou na lista negra e o manteve detido para ser deportado. Quando os agentes lhe informaram, Joshua Wong não mostrou nenhuma oposição”, declarou Pruthipong.

Até então, as autoridades tailandesas tinham-se limitado a fugir das perguntas sem dar uma resposta clara sobre o pedido chinês e a deportação.

As autoridades tailandesas negaram à Agência Efe que tivessem conhecimento da detenção de Wong no aeroporto, enquanto porta-vozes da polícia afirmaram não ter registo da chegada do activista ao país.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!