Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Actividade económica em Moçambique caiu 1,4%

A actividade económica registada no país ao longo do primeiro trimestre de 2013 registou uma queda estimada em 1,4%, relativamente ao mesmo período de 2012. O sector terciário registou no período em análise um crescimento de 9,7%, com maior destaque para o ramo dos transportes e comunicações com 23,3%, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).

O sector primário cresceu, por seu turno, em 0,1% impulsionado pelo ramo da indústria extractiva com 39,1% e o secundário, embora com um desempenho positivo dos ramos da construção de 8,4%, teve um desempenho negativo de -1,1%, segundo a mesma instituição.

A agricultura, pecuária, silvicultura e actividades relacionadas foram os sectores com maior participação na economia com um peso no PIB de 23%, seguido do ramo dos transportes e comunicações com 12%, do comércio e serviços de reparação com 11%, indústria transformadora com 10%, enquanto o ramo de serviços de arrendamento de imóveis e prestação de serviços às empresas e os serviços financeiros tiveram o peso de 6%, cada.

PIB 2012

Entretanto, em 2012, os resultados preliminares do Produto Interno Bruto (PIB) indicam que a economia moçambicana cresceu, em termos reais, em 7,2%, representando uma desaceleração na ordem de 0,1 ponto percentual quando comparada às estimativas revistas de 2011.

Em termos de contribuição no PIB, em 2012, a agricultura, pecuária, silvicultura e actividades relacionadas foram os ramos com maior participação na economia com um peso de 23% do PIB gerado na economia no período em análise, de acordo igualmente com o INE.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!