Trinta e oito cidadãos morreram na semana de 17 a 23 de Agosto em curso e outros 50 contraíram ferimentos graves e ligeiros em resultado de 48 acidentes ocorridos em diferentes rodovias do território moçambicano.
Segundo o porta-voz do Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Pedro Cossa, dos 48 acidentes registados, 21 foram causados por excesso de velocidade, 14 por cruzamento irregular e corte de prioridade, oito por deficiências mecânicas e ultrapassagem irregular, três por condução irregular e dois por má travessia de peões.
Em igual período, a PRM deteve 120 indivíduos indiciados de cometimento de vários crimes, sendo 79 contra a propriedade, 37 contra pessoas e quatro contra ordem e tranquilidade públicas.
A Polícia de Trânsito fiscalizou 26.658 viaturas e 4.372 automobilistas foram autuados por violação as regras de condução. A corporação apreendeu também 125 veículos por diversas irregularidades, 72 condutores autuados por conduzir sob efeito de álcool, 44 livretes apreendidos por diversas infracções ao Código da Estrada e oito indivíduos por condução ilegal.