Pelo menos 39 pessoas morreram, semana passada, em Moçambique, em consequência de 51 acidentes de viação registados no país durante esse período. De acordo com o relatório da Polícia moçambicana (PRM) sobre acidentes de viação registados na semana passada, estes sinistros também resultaram em 75 feridos, 39 dos quais em estado grave.
“Continuamos a lamentar a perda de vidas humanas em consequência de acidentes de viação. Estamos a falar de 39 óbitos na semana passada, acrescidos a outros 38 da semana anterior que perderam a vida no local do acidente”, disse o portavoz do Comando-geral da PRM, Pedro Cossa, falando esta terça-feira a imprensa. Segundo a Polícia, a maioria destes acidentes foi causada por excesso de velocidade, havendo outros que também resultaram da corte de prioridade, má travessia de peões, entre outras razões.
No âmbito da campanha destinada a prevenir os acidentes de viação, as autoridades fiscalizaram um total de 19.068 viaturas, acção que resultou na aplicação de mais de 5.500 multas a diversos infractores do Código de Estrada. Além disso, as autoridades apreenderam um total de 500 cartas de condução, das quais 418 pertencentes a titulares que foram surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool. Os outros 82 automobilistas perderam as suas cartas porque estavam a conduzir a alta velocidade.