Um total de 29 pessoas perderam a vida na semana passada na sequencia de acidentes de viação registados nas estradas moçambicanas durante este período.
Segundo o informe do Comandogeral da Policia moçambicana (PRM) sobre a situação de ordem e segurança do país, as vitimas resultaram de 74 acidentes de viação que também provocaram 104 feridos, 51 em estado grave.
“Dos 74 acidentes de viação registados, 35 foram causados por excesso de velocidade, oito por má travessia das estradas pelos peões, seis por corte de prioridade, seis por ultrapassagem irregular, seis por não observância de distância regular…”, refere o informe cuja cópia a AIM teve acesso.
Ainda na semana passada, a Policia afirma ter prosseguido com a campanha sobre a prevenção e combate a acidentes de viação, realizado conjuntamente com a Administração Nacional de Estradas (ANE) e Instituto Nacional de Viação (INAV).
No âmbito dessa campanha, denominada “Viaje Seguro”, as autoridades fiscalizaram um total de 16.092 viaturas e alguns proprietários das mesmas foram impostos 2.653 multas por violarem diversas regras de trânsito. Por outro lado, as autoridades apreenderam 257 cartas de condução, 42 das quais porque os seus titulares estavam a conduzir sob efeito de álcool.