Vinte e oito pessoas morreram e outras 43 contraíram ferimentos em consequência de 50 acidentes de viação ocorridos na semana de 16 a 22 de Fevereiro em curso em Moçambique.
De acordo com o Comando-Geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), dos 43 feridos registados, 28 foram graves e 15 ligeiros.
O porta-voz do Comando-Geral da PRM, Pedro Cossa, disse que dos 50 sinistros registados, 25 foram atropelamentos, oito despistes e capotamento, quatro choques entre carro e moto. Não avançou o número dos restantes acidentes.
O excesso de velocidade, a má travessia de peões, a condução em estado de embriaguez, o corte de prioridade, a persistente inobservância das regras elementares de trânsito, condução contra mão, dentre outras irregularidades, são avançadas como as principais causas dos acidentes que terminam em luto nas famílias e sangue nas estradas nacionais.
No que tange ao combate e prevenção da sinistralidade rodoviária, a Polícia de Trânsito (PT) fiscalizou, de acordo com Cossa, 17.796 viaturas, das quais 79 apreendidas pelo cometimento de diversas irregularidades, impostas 3.767 multas aos condutores infractores, 71 livretes apreendidos e 60 condutores surpreendidos a conduzir embriagados.
A PT deteve igualmente nove automobilistas por condução ilegal.