Na semana passada, a Polícia da República de Moçambique (PRM) registou, em diferentes estradas, 24 óbitos em resultado de 33 acidentes de viação – contra 56 em igual período do ano transacto – que causaram ainda 32 feridos graves, 39 ligeiros e danos materiais avultados.
A maior parte dos acidentes foi registada entre às 15h00 e 18h00, segundo Inácio Dina, porta-voz do Comando-Geral da PRM.
As autoridades da Lei e Ordem reiteram o apelo de que os automobilistas devem observar, escrupulosamente, as regras elementares de trânsito, os sinais luminosos e outras marcas de trânsito no pavimento.
Os peões, segundo o porta-voz, devem fazer-se à via pública com cuidado e circularem pelos passeios. Entretanto, o agente da Lei e Ordem esqueceu-se de que durante o dia os passeios estão quase todos ocupados pelas viaturas, facto que leva as pessoas a disputarem as faixas de rodagem com os veículos e daí resultam alguns sinistros rodoviários, parte dos quais fatais.
De acordo com Dina, os transeuntes devem ainda, sempre, circularem pelo sentido contrário das viaturas. Antes de atravessarem a estrada é preciso “reparar à esquerda e à direita”, certificando-se de que não existe nenhum perigo.
Por sua vez, os condutores são forçados a reduzir a marcha quando chegarem a locais movimentados e nos cruzamentos, bem como deixar as passadeiras livres para os peões, conforme prevê o Código da Estrada.