Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Acidentes de viação ainda ceifam vidas no país

Apesar dos apelos das autoridades policiais moçambicanas aos automobilistas e ao público em geral no sentido de se pautarem pelo civismo sempre que se fizerem à estrada, o derramamento de sangue devido aos acidentes de viação ainda continua por quase todo o país. Com efeito, um total de 48 pessoas morreram e outras 95 contraíram ferimentos graves, como resultado dos acidentes de viação ocorridos, semana finda, em Moçambique.

 

Estes dados foram avançados hoje, em Maputo, pelo porta-voz do comando da Polícia moçambicana (PRM), Pedro Cossa, durante um briefing sobre a situação operativa da corporação no período em referência. Entretanto, Cossa considerou que a passagem da quadra festiva do Natal e do Fim do Ano foi “tranquila”, argumentando que “só poucas vezes a PRM foi chama a intervir”. Contudo, a fonte lamentou o facto de nas duas festas os acidentes de viação terem vitimado 119 pessoas, número que se acredita tenha subido pelo facto de se ter registado maior cifra de feridos graves.

Cossa apontou como principais causas dos sinistros o excesso de velocidades, a má travessia de peões e a condução em estado de embriaguez. A título de exemplo, só no último fim-de-semana, a PRM apreendeu 143 cartas de condução por embriaguez dos seus titulares. Parte dos sinistros registados envolve condutores e viaturas sulafricanos que entraram ao país durante as festividades do Natal e Final do Ano.

Segundo Cossa, o facto de os motoristas, às vezes, quererem ganhar pelo número de viagens e de passageiros a transportar pode catapultar a condução com excesso de velocidade. Esta prática veio a despertar as autoridades moçambicanas, nomeadamente, o Instituto Nacional de Viação (INAV) e o Comando-geral da PRM, que se reuniram, semana finda, para juntos analisarem a situação e instarem a contraparte sul-africana para um diálogo com os proprietários de transportes semicolectivos no sentido de manterem a ordem e tranquilidade nas estradas.

Durante a semana em análise, a PRM fiscalizou 17.154 viaturas, trabalho que resultou na aplicação de mais de 2.690 multas por diversas violações do código de estrada, para além da detenção de 12 indivíduos surpreendidos a conduzir ilegalmente.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts