Mais um acidente ferroviário foi registado no último sábado na província central de Sofala, desta feita envolvendo um camião cisterna que transportava diesel com destino ao Zimbabwe e um comboio que acabava de descarregar matéria prima na fábrica de cimento de Dondo.
O acidente ocorreu cerca das 05h30 locais (03h30 TMG), no ramal para a fábrica de cimentos no município do Dondo, numa passagem de nível sem guarda. O sinistro aconteceu quando o camião que transportava mais de 12 mil litros de combustível, do Porto da Beira para o Zimbabwe, se embateu violentamente contra o comboio que saia da fábrica de cimento localizada naquele Município. O acidente não provocou vítimas mortais, mas a cabina do camião ficou reduzida a cinzas, um quarto do tanque explodiu e dois vagões do comboio em causa ficaram completamente danificados.
Na sequência do acidente, o trânsito ficou interrompido por mais de três horas e podia se ver uma longa fila de carros nos dois sentidos da estrada, que chegaram a perfazer três a quatro quilómetros. O camião envolvido no acidente, ostenta a chapa de matrícula ABB-4763 e pertence a transportadora zimbabweana GDC WHELSON Testemunhas oculares disseram ao jornal que o motorista não prestou a devida atenção aos sinais colocados no local.
Bartolomeu Caramba, uma das testemunhas, disse que não percebeu o que se passou com o motorista envolvido no acidente. Ele explicou que o sol já raiava e a visibilidade era boa. “O que mais me admira é que seguia na frente do camião sinistrado, um outro que também transportava combustível. Este foi a tempo de evitar o acidente fazendo um ligeiro desvio. O que lhe seguia foi embaterse violentamente no comboio danificando a sua viatura e acabou ficando queimado pois, logo de seguida, a cabine pegou fogo. Valeu o nosso pronto-socorro”, explicou a fonte.
Por sua vez, Marques Cherene, socorrista da Companhia dos Caminhos de Ferro da Beira (CCFB), disse também não perceber como o acidente aconteceu. Segundo ele o local de passagem de nível sem guarda está devidamente assinalado com sinais de trânsito verticais, e ainda várias chamadas de atenção com sinais de trânsito horizontais. “Infelizmente o acidente aconteceu e com ele elevados danos materiais. Perdemos dois vagões, vimos a nossa linha férrea danificada. O tractor do camião ficou em cinzas, parte do tanque explodiu e vários litros de combustível perderam-se.
Felizmente ninguém perdeu a vida”, disse Cherene. Este é o terceiro acidente ferroviário em menos de 45 dias na província de Sofala e que já provocaram três vitimas mortais. Os primeiros dois foram registados na linha de Sena, quando comboios de mercadoria descarrilaram na ferrovia em referência. Quanto a esta passagem de nível sem guarda, já foram registados vários acidentes envolvendo comboios e automóveis de passageiros, de mercadorias ou singulares, muitos deles com vítimas mortais.