Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

A paixão pelo bem vestir

A paixão pelo bem vestir

Isis Mbaga

Tem 23 anos de idade e trabalha no mundo da moda há cinco anos. Em 2003, com apenas 17 anos de idade, Isis Ginote da Conceição Mbaga abraçou o gosto pelo bem vestir. Fazia o reaproveitamento de peças de roupas velhas transformandoas em roupas mais atraentes e com valor comercial, “Sempre que comprasse uma peça de roupa fazia um reajuste para dar outra imagem e assim comecei”.

 

 

 

Conforme narra a estilista, inicialmente o objectivo era de criar peças de roupa para desfiles, mas depois apercebeu-se de que seu trabalho estava sendo bem recebido pelos amantes da moda, daí tratou de se profissionalizar como estilista.

 

Em 2005 fez seu primeiro desfile em Maputo, mas a paixão pela moda fez-lhe atravessar as fronteiras, fechou seu atelier e foi à França em busca de estágio profissional. Lá ela teve a opotunidade de aprender mais sobre a arte de bem vestir com a conceituada estilista Saquina Mussá, que se encontra radicada por aquelas terras.

Isis Mbaga fez o curso de Corte, Costura e Bordado nas escolas deste ramo em Moçambique e tem viajado anualmente para a vizinha áfrica do Sul, onde participa em eventos concebidos para a troca experiências entre estilistas internacionais. Com um mercado já definido, Isis usa como base das suas criações materiais como capulana, missangas e malha. “As minhas peças são vendidas no Centro Cultural Franco Moçambicano e a partir de lá chegam a vários países, porque o Franco é um lugar turístico ”, referiu. Isis nega, mas sabemos que ela já é uma referência no panorama da moda nacional e que é detentora de alguns prémios de referência. “Não gosto de falar dos prémios que ganho e peço para que respeitem isso ”, revelou. Com sete desfiles individuais realizados, a estilista tem participação garantida em todos os eventos de moda que acontecem no país em que distacam-se as participações nas três edições já realizadas do Moçambique Fashion Week e também do Faces. Actualmente está envolvida no projecto Mozangol (evento de intercâmbio entre estilistas e modelos moçambicanos e angolanos), recentemente lançado em Maputo, Isis já se encontra de malas aviadas para Angola, onde vai participar na segunda edição do Mozangol.

 

 

 

Recorde-se que a nossa interlocutora já foi apresentadora de um programa televisivo denominado “Moz Fashion” e fez páginas de moda para algumas revistas moçambicanas, como a “Que Passa” e a “Positiva”. Nos tempos livres Isis compõe canções românticas e nesta senda, revelou-nos que é autora do tema “Mina na Wena” interpretado pela cantora Gabriela.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!